Segundo Monteiro, algumas operadoras ainda precisam investir muito para que os usuários obtenham um serviço de qualidade, um bom sinal que não se degrade facilmente, que possa atender ao número de pessoas que estão usando o serviço. “Não consigo ver a qualidade dessas operadoras nem na telefonia, imagine na comunicação de dados. Então, somando o fato do byte ser ainda caro demais com o fato da maioria das operadoras não estarem conseguindo oferecer um serviço estável, eu afirmo que hoje a 3G é ideal apenas a aqueles que necessitam de mobilidade, de acesso à internet de qualquer ponto para navegar, ler seus e-mails e resolver incidentes”, comenta o consultor, que não indica o uso do 3G como a única opção de acesso á internet.
O consultor comenta que, no teste publicado na última edição do Tecnoguia, “o que fica claro é o total desrespeito ao usuário e a necessidade de investimento em sua rede há muito tempo”. Para ele, o 3G surgiu no melhor momento, quando os notebooks e demais dispositivos móveis se popularizaram. “Respeitando normas técnicas, com o planejamento adequado e o investimento correto, a rede 3G poderia atender muito bem ao usuário”, afirma.
Três operadoras respondem
Das operadoras de 3G que atendem em Fortaleza, apenas a TIM não respondeu aos nossos emails para saber a resposta dela aos problemas dos clientes. Claro, Vivo e OI enviaram as suas opiniões das reclamações dos clientes. No caso da Vivo, ela tentou saber mais detalhes dos usuários dela, mas não obteve resposta. Também procuramos os dois usuários que nos informaram problemas com o serviço de internet banda larga móvel da Vivo e não fomos respondidos.
A reclamação que chegou para o serviço da Vivo foi do usuário Hibernon Batista. Ele garante que comprou um serviço um moldem sem fio pra internet no valor de R$ 30,00 com mensalidade fixa de R$ 120,00. Mas no segundo mês veio uma conta de R$ 401,00. Segundo Eduardo Valente, assessor de comunicação da operadora, não há como dar algum esclarecimento sem pegar mais informações com o cliente que, infelizmente, não retornou o contato.
Já o usuário da Vivo José Cláudio de Oliveira, informa que instalou a internet 3G no Plano Ilimitado com o objetivo de assistir TV e vídeos na internet sem os travamentos. “Nos primeiros dois dias a velocidade foi uma beleza e assisti a TV sem travamentos. Porém, no terceiro dia tudo piorou. Não consigo assistir TV e vídeos sem travamentos constantes. A velocidade não chega a 70Kbps. Não consigo justificativa da Vivo para o problema. Já testei o modem 3G 250Mbs da Claro e a velocidade é maior do que o da Vivo com 1GB”, disse.
Com relação a esta reclamação, Valente diz que “apesar de não termos os detalhes, provavelmente o cliente deveria ter optado pelo plano ilimitado e não pelo de 1GB, pois o serviço que ele quer consome muita banda e rapidamente chega a 1GB”.
Já a Claro respondeu a todos os questionamentos enviados pelos usuários do serviço dela de conexão 3G. Em alguns casos ela não conseguiu encontrar o usuário, mas deixou o canal aberto para contatos futuros. Em outros momentos foi possível solucionar o problema.
Ficou claro nas reclamações dos clientes o problema da falta do sinal ou da má qualidade dele. Alguns questionamentos aconteceram com relação se a operadora estaria ainda fazendo investimentos na nova tecnologia. Segundo a assessora de imprensa da Claro, Tatiany Araújo Clemente, o mercado nordestino e cearense sempre foi muito importante para a Claro. Por isso, a operadora investe constantemente na qualidade e expansão de sua rede na região.
“É importante ressaltar também que a Claro é líder em cobertura GSM no Ceará, com 125 municípios cobertos. Além disso, a Claro pratica tarifas agressivas, oferece promoções atrativas e amplia seu portfólio de pacotes. A Claro aposta no crescimento dos serviços de terceira geração. É uma tecnologia que veio para quebrar paradigmas e tem uma grande aceitação entre os brasileiros. A entrega deste tipo de serviço é complexa e depende do entendimento do comportamento do usuário para um negócio novo. Os planos da Claro são para expansão e ampliação da rede 3G em localidades onde ainda não lançamos os serviços de terceira geração. Além disso, trabalhamos na expansão da capacidade de transmissão e no aperfeiçoamento constante de nossa rede”, garantiu a assessora.
A Oi, através de sua assessoria, informa que estuda constantemente a expansão do serviço Oi Velox 3G, sempre levando em consideração critérios técnicos e mercadológicos. “De janeiro a junho deste ano, os investimentos realizados totalizaram cerca de R$ 1,8 bilhão – sendo 54% para a telefonia fixa, principalmente banda larga, e 46% para a telefonia móvel. Ao todo, a companhia pretende investir de R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões neste ano”, garantiu a assessora de comunicação, Filomena Brandão Pinheiro.
A Oi destaca ainda que a taxa de transmissão do Oi Velox 3G pode sofrer oscilações e variações conforme condições topográficas e/ou outros fatores que interfiram no sinal de transmissão, como condições climáticas, velocidade de movimento e número de clientes associados
Com relação às reclamações dos clientes quanto a qualidade do serviço ofertado pela Oi, a operadora também respondeu a todos. Inclusive iniciou a solução dos problemas. Entre eles, o mais complicado, o de Meirylane Silva Braga. Ela informa que usou por menos de dois meses o serviço da operadora aproveitando a promoção da Oi que ofertava a conexão gratuita por até 60 meses. Logo em seguida o serviço teria sido cancelado pela operadora.
Segundo Filomena, “a Oi informa que o serviço Oi Velox 3G foi cancelado conforme solicitação do cliente. A empresa acrescenta que, após verificação, confirmou que a cobrança citada é devida. A empresa entrou em contato com a cliente para esclarecer dúvidas sobre a cobrança”. O Procon Fortaleza se prontificou a analisar o caso de Meirylane para verificar se ela tem ou não direito.
DANIEL PRACIANO
Editor do Diário Online
PERGUNTAS DOS USUÁRIOS– Marcos Monteiro responde
Alexandre Aragão
Atualmente sou cliente 3G da Oi, mas anteriormente, isso a quatro meses atrás, eu estava trabalhando com a Claro, gostaria primeiramente, de expressar meus parabéns por essa atitude do DN, por abrir esse debate, sobre um assunto tão amplo, e colocar alguém capaz de versar com categoria sobre o assunto.
1°) Quando se contrata um serviço, esse compromisso da permissionária, parece-me ser 10% do contratado, corrija-me se estiver errado, mais o que se ver na prática, é que existe uma intermitência, neste serviço, isto é, ora funciona , ora não, gostaria de saber porque essa instabilidade.
Marcos Monteiro: A rede sem fio é um meio compartilhado. Quanto maior o número de pessoas que estejam conectados, menor será a capacidade de transmitir dados, podendo até ser interrompida a conexão. Outros fenômenos naturais presentes na atmosfera podem provocar difração, reflexão ou refração do sinal. Isso o degrada podendo até interromper a comunicação, mas isso não deveria acontecer ou admitir que isso ocorra com uma grande raridade. Porém, isso está ficando muito comum, o que deve-se a falta de investimento por parte de sua operadora.
2°) Moro no Bairro de Fátima, existe essa mesma instabilidade, mais quando estou na Aldeota isso não acontece, qual seria o motivo?
Marcos Monteiro: Investimento. Essa é palavra. Já andei em outros estados onde encontrei até mesmo uma rede bem mais estável. Aqui em nossa cidade a sua operadora investiu bem na Aldeota e não deve está tendo a mesma preocupação com os outros bairros.
Hibernon Batista
Comprei um moldem sem fio pra internet da Vivo, no valor de R$ 30,00 com mensalidade fixa de R$ 120,00. Mas no segundo mês veio uma conta de R$ 401,00. Onde asseguro meus direitos?
Marcos Monteiro: A Vivo fornece um serviço de qualidade baseado no consumo de dados. Eles irão lhe cobrar se ultrapassar a quota de download/mês que tem direito. Se você foi bem informado disso, assinou um contrato que rezava isso e você possui uma ferramenta disponibilizada pela Vivo que mostra o seu consumo, então não vejo como poderia está sendo lesado pela operadora.