A realidade artificial e virtual também estará mais presente na vida cotidiana, de acordo com a pesquisa realizada com centenas de especialistas em tecnologia, realizado pelo Pew Internet & American Life Project, do Centro de pesquisas Pew.
Os especialistas foram convidados a calcular o papel da tecnologia no ano 2020 em uma pesquisa online realizada em parceria com a Universidade Elon, na Carolina do Norte. "O telefone celular - agora com significativo poder informático - é a conexão à internet primária, e a única possível para grande parte das pessoas em todo o mundo, fornecendo informação de maneira portátil e com boa conexão a um preço relativamente baixo", explica a pesquisa, intitulada "O futuro da internet III".
Ao todo, 77% dos 578 especialistas consultados se consideram "em maioria de acordo" com a afirmação, enquanto 22% se disseram "majoritariamente em desacordo".
Perguntados sobre se "as interfaces de voz e tato serão tecnologias comuns em 2020", 64% disseram quem sim, 21% acham que não e 15% não responderam.
Diante da afirmação de que em 2020 "muitas vidas serão marcadas pelo uso da realidade artificial e virtual", 55% dos especialistas concordaram, contra 30% que não acreditam nisso e 15% que não responderam.