Notícias de T.I.

CENTRO DEVE GANHAR PÓLO DE EDUCAÇÃO EM TECNOLOGIA


De acordo com o coordenador do núcleo de modernização e informática do órgão, Raimir Holanda, a ideia é desenvolver um polo de Tecnologia da
Informação e Comunicação (TIC) bem no Centro de Fortaleza. Para isso, serão ocupados os quatro últimos dos 13 andares do edifício, o que significa cerca de 1.200 metros quadrados.

Nesse espaço, a Secretaria planeja trabalhar três núcleos diferentes. O básico deve tratar da inclusão digital para os comerciários ali do entorno. O  intermediário irá promover formação técnica para jovens que vêm de outros projetos de capacitação ou de cursos profissionalizantes.

O núcleo mais avançado deve funcionar como uma especialização, como explica Holanda. ``Ainda estamos em negociação com o mercado, mas a ideia é lançarmos um curso de Governança em TI``, observa o coordenador. A meta é formar cerca de mil pessoas entre agosto e dezembro. Em 2011, a oferta vai estar ``em sintonia com a demanda do mercado``. Isso porque, para o coordenador, é importante não gerar excedente de profissionais para o mercado cearense.

Até agora, de acordo com Holanda, a Secitece investiu cerca de R$ 5 milhões na infraestrutura do espaço. Para a formação, deve ser aplicado R$ 1,8 milhão.

Mão de obra De acordo com Holanda, esse polo de tecnologia tem como objetivo preparar a mão de obra cearense para a chegada de empresas desse
segmento. ``O mercado de TI sofre com essa carência de recursos humanos qualificados``, pontua o coordenador.

Segundo ele, o polo deve se fortalecer no conceito da economia criativa e a tecnologia deve agregar valor a essa criação. ``Queremos criar um polo de economia criativa baseado no uso intensivo da tecnologia da informação, com softwares e tecnologias que agreguem valor à criatividade``, afirma.

E-MAIS

>SELEÇÃO. De acordo com o coordenador do núcleo de modernização e informática da Secitece, Raimir Holanda, os cursos serão gratuitos e  preferencialmente para jovens que venham de instituições públicas de ensino.

> CURRÍCULO. Entre esses jovens, a seleção será por mérito. Quem tiver as melhores notas, terá prioridade.

> EMPREENDEDORISMO. Holanda explica que os cursos incluirão o tema empreendedorismo para que os jovens possam sair de lá e vislumbrar sair abrir uma empresa, colocando em prática o que aprenderam.

Fonte: Opovo - Negócios - 07/04