O Phoenix deve chegar ao mercado em dois meses, mas a fabricante ainda não divulgou o preço. Etiene Guerra, diretor-executivo da MXT Industrial, afirmou que o objetivo da companhia é atender à expectativa do governo de oferecer o modem por até 100 reais.
O Phoenix, no entanto, não funciona como um conversor do sinal digital que permite que a tecnologia seja sintonizada em laptops ou TVs, por exemplo.
O modem serve apenas como canal de retorno para aplicações de interatividade - segundo a fabricante, ele é compatível com o Ginga J. O conversor precisa ser adquirido separadamente.
No futuro, a fabricante admite que haverá a possibilidade de adaptar o equipamento para oferecer modem e conversor no mesmo aparelho.
A companhia realizou um evento de inauguração com a presença do ministro das Comunicações Hélio Costa no qual fez uma demonstração de interatividade com uma enquete sendo apresentada durante a programação do SBT.
A MXT Industrial já possui 20 mil peças produzidas e a fábrica recém-inaugurada em Betim (MG) terá capacidade de 100 mil unidades por mês.