A companhia afirmou na quarta-feira (06/05) em seu blog corporativo que, desde a ativação do Conficker na internet, no dia 1º de abril, o número de mensagens spam filtradas nos servidores da companhia aumentou em 100%.
Esse aumento repentino no recebimento de mensagens indesejadas tem gerado atrasos no envio e recebimento de e-mails e algumas mensagens válidas estão demorando horas para chegar ao destino, informou Francisco Zapata, Diretor de Operações e Qualidade da Locaweb.
A Locaweb observa que o problema não afeta diretamente os servidores da companhia, pois o Conflicker já contaminou cerca de 4 milhões de PCs em todo o mundo e qualquer computador com Windows conectado à internet pode ser usado para bombardear os servidores com spam. “Como é um ataque distribuído, não é possível determinar uma única origem e barrá-la diretamente em nossos filtros”, explicou Zapata.
A Locaweb possui mais de 1,7 milhão de clientes de e-mail. Somando as caixas postais com os domínios hospedados, o número alcança dois milhões. Os técnicos da companhia estão fornecendo informações sobre o status dos serviços no Fórum Locaweb.